2 de fev. de 2011

Soundtrack

Acho que tudo na minha vida tem uma trilha sonora. Talvez pelo fato de amar música, as lembranças vêm sempre acompanhadas de canções. Aí, caio na estrada com minha amiga Carol, que não para de cantar um segundo sequer e sabe todas as letras! Desde que começamos a viajar juntas, colecionamos trilhas sonoras de viagens. É cada música....

Temos levado as canções de um país a outro. Em terras latinas, por onde andamos nos últimos anos, fica mais fácil importar as soundtracks pois, seja na Espanha, Chile ou México, todos conhecem La Barca e Corazón Partido, por exemplo, que estão entre as nossas preferidas!

Na Austrália seria impossível manter as canções em Espanhol, ninguém curtiria com a gente. Fomos então reunindo músicas em inglês durante os mais de 30 dias por lá. Todos os novos amigos, os que fizemos pelos lugares que visitamos, tiveram sua grande parcela de contribuição! 

Por essas músicas terem um lugar especial nos nossos corações a partir da viagem a essa "land down under", agradeço imensamente aos cantores potenciais, fanáticos por rádios e amantes da boa (ou não) música cantada em inglês! 

Abaixo, a trilha sonora da viagem à Austrália, acompanhada de algumas curiosidades...



Men at Work - Land Down Under

Perdoem a ignorância musical mas, quando pensávamos em música australiana, uma das poucas coisas que nos vinham à cabeça era Men at Work. Essa canção fez parte de toda a viagem: usada como exemplo de definição das mulheres australianas por um nativo na cidade de Lakes Entrance; cantada em alto e bom som pelo nosso amigo e anfitrião em Melbourne, Rob (depois de, claro, colocarmos a música pra tocar); cantada perfeitamente por Justin, biólogo marinho de Perth, em uma noite cerveja e karaoke em casa (único australiano presente na "festa", era só quem podia cantar toda a música. Os outros, por mais que tivessem a letra na frente dos olhos, não conseguiram acompanhar); tocada no pub de uma cidadezinha meio do nada no oeste do país; tocada por uma banda no principal Parque de Perth na celebração do Australia Day, o dia da independência e maior festa do país; na rádio do avião no voo de volta pra casa.... essa realmente é a nossa canção!



Elton John - Tiny Dancer

Essa música é super tocada na Austrália! Ouvimos a primeira vez em Phillip Island, onde estávamos hospedadas no casarão de praia de um amigo do Rob, nosso amigo de Melbourne. Me lembrei da cena do filme Almost Famous (Quase Famosos), que adoro! E, depois de ter tomado algumas taças do vinho Queen Adelaide, comecei a descrever a cena e o filme, que ninguém ali conhecia. Gastei uns bons minutos nessa conversa, não acreditando que as pessoas presentes nunca tinham ouvido falar no filme! A partir desse dia, seguimos ouvindo a música aqui e ali, em rádios e computadores de amigos. Realmente essa é uma ótima cena!



Extreme - More than Words

Um clássico, super batida, todo mundo conhece, todo mundo sabe cantar.... nem todo mundo! Não sabíamos a letra direito e seguimos insistindo em cantá-la enquanto um irlandês que conhecemos no albergue onde nos hospedamos em Apollo Bay, no meio da famosa e chuvosa estrada Great Ocean Road, tentava tocar alguma outra coisa no seu melancólico violão. Foi o suficiente pra sermos expulsas do quarto, sem explicações, com um simples e direto "Saiam, quero dormir"! Ok, saímos. Mas More Than Words é muito melhor do que aquele choro doído que o  estranho irlandês que ele tocava!



The Choirboys - Run to Paradise

Essa música é adorada por lá! Descobrimos esse clássico da música australiana em Kalbarri, meio do nada, oeste do país. Estávamos no pub da cidade, com o mesmo biólogo marinho Justin - australiano de Perth - pedindo sugestões de bandas e canções do país. Essa música começou a tocar no bar e ele escreveu o nome em um pedaço de papel, me entregou e disse: se quer conhecer de música australiana, você tem que ter essa canção! Depois disso escutamos o clássico outras tantas vezes pelo país, em bares, shows e eventos públicos, principalmente no oeste. Ela se transformou no som da viagem!



GANGgajang - Souds of Then (This is Australia)

A insistência para essa música ser tocada no nosso dia de cerveja e karaoke em casa foi enorme. Os australianos presentes queriam que a escutássemos de qualquer maneira, enquanto diziam "This is very Australian!", explicando que a canção mostra o que o país realmente é. Não é preciso falar muito. Basta assistir o vídeo, gostar ou não, mas se divertir com as figuras da banda!


Outro monte de músicas fizeram parte da nossa viagem. Por isso, vou terminar com uma que, no início, não podia sequer escutar! O tipo de música comercial, barulhenta, enjoada, insuportável... mas que gruda de uma forma na nossa cabeça que, depois de escutá-la milhares de vezes no rádio do carro, você acaba cantando e se divertindo. Desculpas aos que apreciam música de qualidade, mas vou terminar essa sessão musical com essa porcaria aí embaixo, em homenagem à espanhola Laura, nossa companheira em parte da viagem (que cantava a música durante as viagens de carro), Carol e Fani! Love you guys!

 Rihanna - Whos's that chick

3 comentários:

  1. Vou decorar More than words e quero ver quem vai ter coragem de nos expulsar!! Slainte!

    ResponderExcluir
  2. Com sua primeras palavras "Acho que tudo na minha vida tem uma trilha sonora" fico todo claro para mim.

    ResponderExcluir
  3. Acho que na vidade cada um de nós tem uma trilha sonora que nos faz lembrar de coisas e momentos especiais. Por isso é que devemos prestar bem atenção nestes momentos!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, perguntas e sugestões, eles são muito importantes!

Leia também:

2leep.com