6 de jan. de 2014

As praias de Paraty (Paraty parte 2)

Mas tirando o Centro Histórico... o que tem pra fazer em Paraty? 


Quando falo com todo o meu entusiasmo sobre Paraty, escuto às vezes comentários desanimados de pessoas que foram à cidade e não sabiam muito bem o que fazer por lá além de passear pelo Centro Histórico. Eu a-d-o-r-o vagar pela área, mas tenho muitos outros motivos para amar Paraty!

Fora da área urbana, as belezas da história dão lugar aos tesouros naturais da região. Praias, ilhas desertas, cachoeiras, montanhas, água gelada de rio… são muitas as opções nos arredores da cidade.



Para ajudar a planejar a sua (próxima) visita à cidade, vou trazer, a partir de hoje, algumas dicas para o "além-parte histórica-de-Paraty".


Para começar, o tema que mais gosto: praia! 



As praias de Paraty e região







Na área urbana, são duas praias. 

A Praia do Pontal fica no centro de Paraty e infelizmente é imprópria para o banho. Mesmo assim o visual é lindo e a caminhada até lá é super agradável. 

Alguns hostels da cidade ficam em frente a essa praia, onde há também alguns quiosques. 



Praia do Pontal


A Praia do Jabaquara fica no bairro de mesmo nome, distante cerca de 1km do centro. Dá para caminhar tranquilamente até lá (mesmo com uma ladeirinha no caminho) e você não vai levar mais do que 30 minutos desde o centro. 

O bairro tem um climinha praiano que não existe no centro de Paraty, com calçada e ciclovia a beira mar, quiosques na areia e algumas pousadas de frente para a praia.  


Praia do Jabaquara

O mar calmo faz do lugar o paraíso do SUP, o stand up paddle, super em alta no momento! Quem quiser aproveitar o passeio para praticar o esporte ou aprender a remar de pé nos pranchões, pode ter aulas ou alugar o equipamento com o pessoal do Paraty Explorer, que fica ali no bairro e tem uma proposta bem legal.


A praia é ideal para a prática do stand up paddle


Vista e silêncio
No caminho do centro para o Jabaquara fica o acesso ao Forte de Paraty, onde há um pequeno museu e de onde se tem uma linda vista da baía.

A paisagem e a vista do mar calmo, agitado apenas pelo movimento dos barcos, compensa a subidinha leve. O enorme silêncio ali do topo é raro e encantador!

Vista do Forte, linda mesmo com mau tempo!


Fora de Paraty, algumas praias são verdadeiros refúgios de beleza! São muitas as opções da região, algumas delas imperdíveis! A mais fantástica delas é, sem dúvida, a da foto aí embaixo...



Praia do Sono
Bastante isolada, é objeto de desejo de muita gente, pela beleza do conjunto areia branca, água transparente e rica vegetação. Além disso, ela é praticamente intocada e no lugar existe apenas uma pequena comunidade de pescadores -  perfeito para quem gosta de tranquilidade e contato com a natureza!

Para chegar, é preciso ir até o Condomínio Laranjeiras (na estrada Rio-Santos, sentido São Paulo) e, dali, caminhar por cerca de 1 hora os 4 km da trilha que leva ao lugar. Quem não estiver de carro pode ir até o condomínio no ônibus de linha nº 1040, que sai da rodoviária de Paraty.

A outra forma de se chegar ao lugar é pelo mar - no cais de Paraty você pode combinar o preço e as condições de navegação até a praia.

Mais informações no site Praia do Sono.


Outras lindas praias estão na vila de Trindade, pertinho de Paraty. Mas essa fica para o próximo post!


Leia também:

Paraty, um pedacinho do céu! - Introdução e Centro Histórico


Passeio de barco em Paraty - o melhor da festa!






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, perguntas e sugestões, eles são muito importantes!

Leia também:

2leep.com