O Uruguai anda com tudo e se tornou figurinha fácil nos noticiários, timelines e corações por aí. A nova hola uruguaia começou há um tempinho, embalada pelos feitos e estilo de vida pra lá de humilde de Jose Mujica, el presidente, que termina seu mandato no fim deste ano. A aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, a descriminação do aborto e a liberação do plantio e consumo de maconha pelos residentes colocaram o Uruguai na frente da corrida pela liberdade e igualdade na América do Sul. É, o Uruguai é mesmo um lugar especial.
A atenção da mídia mundial e as qualidades do paisito fizeram o Uruguai cair no gosto dos viajantes. O BuzzFeed deu uma forcinha e publicou, no fim do ano passado, um post com as 21 razões pelas quais você precisaria se mudar para o Uruguai em 2014. Haja tentação!
Aproveitei o embalo para conhecer um pouco mais do Uruguai e foram 12 dias incríveis pela costa do país. De verdade, deu a maior vontade de ficar por lá!
![]() |
Por do sol no Uruguai, um momento sempre mágico! |
Nosso ruta incluiu 6 cidades e praticamente contornamos a costa uruguaia, de ponta a ponta. Fomos a Montevidéu, Colonia del Sacramento, Piriápolis, Punta del Diablo, Cabo Polonio e Punta del Este, nessa ordem. Alguns dos lugares onde estivemos terão lugar cativo no meu coração para todo o sempre, tenho certeza! O mapa da nossa viagem foi esse aqui:
Uma outra vantagem do Uruguai é que, por ser um país pequeno, as distâncias são geralmente curtas e fica fácil conhecer muitos lugares em pouco tempo. :))
Preços e hospedagem
Eu contava com a ilusória possibilidade de fazer uma viagem bem barata, mas os preços no Uruguai não combinaram muito com a ideia (Montevidéu me pareceu mais cara que o Rio :O).
Gastamos no total cerca de R$ 3 mil cada um, para 12 dias de viagem. No fim das contas foi até proveitoso, já que dormimos só uma noite em albergue, comemos um monte de coisas muito boas e fizemos tudo o que deu vontade - sem esbanjar.
Gastamos no total cerca de R$ 3 mil cada um, para 12 dias de viagem. No fim das contas foi até proveitoso, já que dormimos só uma noite em albergue, comemos um monte de coisas muito boas e fizemos tudo o que deu vontade - sem esbanjar.
A economia começou na compra das passagens, que conseguimos com milhas da Gol (cada passagem por 10 mil milhas o trecho). Também desistimos de alugar carro e só andamos de ônibus, dentro das cidades e entre elas. Foi uma ótima escolha porque, além de termos economizado um bocado, o transporte público e os ônibus de viagem no Uruguai nos surpreenderam positivamente. Não saímos com atraso em nenhum dos trechos, os motoristas e cobradores são super gentis e as rodoviárias tem sempre um bom serviço de informação turística. Mais um 10 para você, Uruguai!
Hospedagem foi o item mais caro da lista e o responsável por grande parte dos nossos gastos. Escolhemos pousadas simples na maioria das cidades e ficamos em um hostel em Punta del Diablo. Em Montevidéu alugamos um apartamentinho pelo Airbnb, um site fantástico que faz a ponte entre proprietários que querem alugar casas, apartamentos e quartos no mundo inteiro e viajantes que buscam se hospedar nesses locais. A experiência foi ótima e alugamos também essa casinha fofa em Cabo Polónio:
![]() |
Rancho sobre as dunas, nossa hospedagem em Cabo Polonio. |
Independente do tipo de hospedagem que você escolher, se sua viagem ao Uruguai for no verão (entre dezembro e março, como aqui no Brasil) tente reservar seus hotéis/pousadas/apartamentos com uma certa antecedência. Assim vai garantir melhores preços e mais disponibilidade nos principais destinos turísticos do país. Fora isso, não precisa se preocupar, a tranquilidade é mais uma das tantas qualidades do paisito!
Passagens nas mãos e hospedagem garantida, embarcamos para Montevidéu, da qual vou falar no próximo post. Por agora te deixo a minha singela lista dos 10 principais motivos pelos quais você deve viajar para o Uruguai em 2015:
Passagens nas mãos e hospedagem garantida, embarcamos para Montevidéu, da qual vou falar no próximo post. Por agora te deixo a minha singela lista dos 10 principais motivos pelos quais você deve viajar para o Uruguai em 2015:
1 - Os uruguaios são
muuuito legais! Simpáticos, educados, gentis, alegres e bonitos, carregam o mate (o chimarrão de lá) para onde vão, seja na praia, no parque, caminhando pela rua ou no trânsito.
2 - Pouca gente. O Uruguai tem apenas 3,4 milhões de habitantes e metade deles vivem na capital Montevidéu. Só para fazer uma comparação, no estado de Santa Catarina, que tem área um pouco maior que a metade do território uruguaio, vivem mais de 6 milhões de pessoas! Essa característica é uma maravilha para quem não curte multidões, ônibus lotados e praias onde você não consegue
encontrar um pedacinho de areia para colocar a sua canga.
![]() |
Praia "cheia" em Piriápolis |
3 - Segurança. Ok, muita gente vai dizer que acontecem assaltos em Montevidéu e é verdade, como em qualquer metrópole sul americana. Mas, tirando a capital (mais exclusivamente o centro da cidade), é uma delícia curtir a sensação de segurança que se tem no país!
4 - O verde. O Uruguai é verde, visto de muitos e diferentes ângulos. As cidades são arborizadas, os campos são preservados, as
estradas são margeadas por vegetação verde e mesmo as cidades maiores são cercadas de áreas verdes.
![]() |
Assim como Colonia del Sacreamento, o Uruguai é verde! |
5 - Praias, praias, praias! São quilômetros e mais quilômetros de praias de mar e de rio. Banhado ao sul pelo Rio de la Plata (que é chamado de “mar” por lá) e pelo Oceano Atlântico a leste, o país tem praias extensas e com grandes faixas de areia. Em alguns balneários, os uruguaios se divertem nas areias com o jogo de tejo (que me remete a bocha). E em todas as praias tomam mate!
![]() |
Jogo de tejo em Piriápolis |
6 - Vinhos: o Uruguai é produtor da bebida e
de lá saem delícias para aquecer e alegrar ainda mais sua viagem! Já existem
roteiros específicos para os apreciadores de bons vinhos, que incluem visita a
vinícolas, degustação e almoços harmonizados. Huuummm….
8 - Fauna marinha. Em algumas áreas banhadas pelo Oceano Atlântico, como Punta del Este e Cabo Polónio, vivem imensas colônias de lobos e leões marinhos, que, de vez em quando, dão o ar da graça em algumas praias.
![]() |
Lobo marinho fofinho em Cabo Polonio, |
9 - Comida! Assim como a Argentina, o Uruguai tem carnes, alfajores, empanadas, medialunas e mais um monte de delícias.
10 - Por do sol mágico. O sol se pondo no mar do Uruguai é sempre inesquecível! Esteja onde estiver, pare e aprecie esse momento.
![]() |
Por do sol em Punta Ballena |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, perguntas e sugestões, eles são muito importantes!