9 de jan. de 2014

Trindade (Paraty parte 3)

Quando o assunto são as praias de Paraty e região, um lugarzinho especial, paixão de muita gente, é sempre lembrado: Trindade!

Foto aérea de Trindade (fonte: paraty.com.br)
A pequena Trindade, localizada 30 km ao sul de Paraty, era, há algumas décadas, apenas uma desconhecida vila de pescadores caiçaras. Aos poucos, a beleza natural do vilarejo começou a atrair   visitantes, que buscavam a tranquilidade das matas e as praias do lugar.

Hoje, Trindade é bastante popular, principalmente entre os jovens e o pessoal mais descolado, que curte o clima descontraído e rústico da vila. Muita gente se hospeda por ali e aproveita para conhecer Paraty - como eu, na primeira vez que visitei a região. Mas vale dizer que os dois lugares são bem diferentes e proporcionam viagens distintas, cada uma com suas motivações e pretensões. Trindade é mais "hippie", por assim dizer.



A vila é uma tranquilidade em grande parte do ano, cheia no verão e l-o-t-a-d-a em feriados como revèillon e carnaval. Para se hospedar você pode escolher entre campings, albergues e pousadas, alguns abertos apenas de novembro a abril, quando o calor e o fluxo de turistas aumentam.

A vila de Trindade




Para quem está em Paraty, vale muito a pena passar um dia em Trindade e aproveitar a sua principal atração: a natureza! Mato, cachoeira e praias lindas, uma após a outra!

Para chegar, é só pegar o ônibus com direção à vila, que sai de hora em hora da rodoviária de Paraty. A viagem dura cerca de 50 minutos.


As praias de Trindade

Elas estão entre as mais lindas da região! São:

Praia do Cepilho - ainda da estrada, é a primeira praia avistada. É frequentada por surfistas e pela galera que rodeia o esporte. As ondas são grandes, claro, e o mar agitado. É uma praia linda, com belas formações rochosas.

Praia do Cepilho

Praia dos Ranchos - Vem em seguida, com águas mais calmas e faixa de areia extensa. É um bom lugar para relaxar e dar um mergulho. Tem alguns quiosques na areia mas é uma praia tranquila, o maior movimento fica por conta da próxima…


Praia dos Ranchos


… a Praia do Meio, que concentra o maior número de pessoas e quiosques de Trindade. Tem mesas e cadeiras de plástico na areia - o que, na minha opinião, polui bastante o visual, mas agrada a muitos pelo conforto. Como fica numa pequena baía, o mar é bem tranquilo e bom para nadar. O visual é lindo e dali saem barquinhos que levam a outras praias, mais distantes.

Praia do Meio

Praia do Cachadaço - no fim da Praia do Meio fica a entrada da pequena trilha que leva a essa linda praia, que é extensa e deserta. O mar ali é bastante agitado e perigoso em alguns pontos.

Praia do Cachadaço (fonte: paraty.com.br)

Caminhando até o fim dessa praia, você vai encontrar um conjunto de grandes pedras, que levam a outra trilha - um pouco mais longa e difícil que a anterior. Mas todo o esforço do caminho em meio à Mata Atlântica é compensado por um tesouro local, guardado com carinho para o final: a Piscina Natural do Cachadaço!

Piscina do Cachadaço


Essa piscina é formada por grandes rochas vulcânicas, que represam a água do mar e fazem a diversão dos visitantes! O lugar fica cheio de peixinhos coloridos e muita gente aproveita para finalmente usar aquela máscara encostada e praticar um pouco de snorkelling. A água é G-E-L-A-D-A, mas isso não tira o encanto do lugar e nem deve te impedir de dar um mergulho revigorante! Vale a pena!

A água do mar represada por grandes rochas forma a Piscina Natural do Cachadaço

Quem não curte trilhas pode ir à piscina do Cachadaço com um dos barquinhos que saem da Praia do Meio e chegam em apenas 5 minutos. Ou seja, não tem desculpas para não ir! Mas se essa for sua opção, você vai perder vistas assim durante o caminho…

Vista no meio da trilha para a piscina do Cachadaço.




Leia também:

Paraty, um pedacinho do céu! - Introdução e Centro Histórico

As praias de Paraty

Passeios ecológicos em Paraty

Passeio de barco em Paraty - o melhor da festa!


8 comentários:

  1. Pena mesmo não ter conseguido conhecer Trindade! Qdo fui a Paraty estava tão lotado que tinha engarrafamento na estrada. Não dava pra chegar lá. Daí fomos pra cachoeira do tobogã (tb conhecido como a-cachoeira-do-Esporte-Espetacular), que ganhou reportagem do programa devido às acrobacias que a galera faz por lá. Vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pela visita! :)

      Uma pena mesmo não ter conseguido conhecer Trindade… como o lugar é pequeno, em algumas épocas realmente fica complicado visitar a vila. Espero que você tenha outra oportunidade!

      Sobre a Cachoeira do Tobogã, ela é mesmo muito legal! Já estou preparando um texto onde ela vai estar ncluída, em breve publico aqui!

      Um abraço!

      Excluir
  2. Lilian paraty é realmente um lugar magico ja fui por duas vezes e sempre deixo um lugar para conhecer depois assim posso voltat e ver novos lugares
    Valeu pela reportagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Regina, eu que agradeço a visita! Gostei da sua ideia, ainda bem que Paraty tem tanta coisa linda pra gente ver que vamos precisar voltar muitas vezes! Um abraço!

      Excluir
  3. olá! gostaria de saber se você tem indicação de pousadinha, albergues ou lugares mais em conta pra se hospedar em trindade! muito obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Oi Júlia, tudo bem? Eu sempre recomendo o Sea and Forest Hostel, ele fica no meio da mata e tem uns chalezinhos de madeira, super alto astral! Dá uma olhada no site deles, http://www.seaandforesthostel.com/
    Boa sorte! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Júlia, tudo bem? Eu sempre recomendo o Sea and Forest Hostel, ele fica no meio da mata e tem uns chalezinhos de madeira, super alto astral! Dá uma olhada no site deles, http://www.seaandforesthostel.com/
    Boa sorte! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi, Lilian. Tudo bem?
    Pesquisando sobre Trindade caí no seu blog. Uma dúvida: o deslocamento dentro da vila, pra visitar as praias, é tranquilo a pé? Vi que várias agências oferecem pacote de passeio a Trindade saindo de Paraty (onde ficarei hospedada), mas gostaria de visitar as praias no meu tempo, sem roteiro pré-determinado. Obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, perguntas e sugestões, eles são muito importantes!

Leia também:

2leep.com